Escola x Tecnologia x Sociedade
Atualmente é de conhecimento de todos que a computação é uma das áreas de maior crescimento na chamada “era digital”. Vivemos o apogeu da tecnologia, em um mundo onde a mesma tornou-se trivial em tudo, desde esquentar nosso almoço diário até a criação de um gráfico de desempenho empresarial, por exemplo, passando por inúmeras outras áreas e utilidades. E a grande diversidade de programas desenvolvidos dentro desta imensurável gama tecnologia vem trilhando novos caminhos para a humanidade.
Em pleno século XXI, vivemos uma era de descobertas e constantes mudanças. A mesma sociedade que desenvolveu a tecnologia vem transformando-se conforma sua criação evolui, sendo possível conhecer coisas inimagináveis há algumas décadas.
A computação logo tornou-se, pois, a mais popular tecnologia na sociedade atual. A criação do primeiro computador desenvolveu uma revolução para a própria rotina das massas, chegando aos dias de hoje como um elemento crucial, pois com ele é possível realizar os mais possíveis trabalhos, tanto no campo de entretenimento e informação como de gerenciamento de dados e compartilhamento de arquivos. E essa mesma máquina de bem-estar pessoal pode ser usada também na educação.
Embora temido em meados dos anos 80, o computador não só levou aceleração aos métodos de aprendizagem, mas também aumentou o desempenho do aluno. Usado como instrumento de comunicação e estudo, tal máquina tornou-se muito comum nas escolas contemporâneas, podendo ser usados até mesmo como auxiliar do educador.
É sabido que nossas crianças anseiam pelo uso do objeto como recurso de aprendizagem, como é expresso através de joguinhos educativos, por exemplo. A tecnologia está presente na vida dos pequenos desde sua infância, e a tendência é que essa computadorização cresça ainda mais nos próximos anos.
Diversos estudos indicam que o computador, enquanto recurso de aprendizagem, vem estimulando a criatividade e a responsabilidade dos alunos – vide o grande leque de programas disponíveis hoje em dia.
Mas a invenção do século, como alguns costumam chamar, vem promovendo muito mais que a educação. Em uma especialização, por exemplo, é possível construir seu próprio programa. Ensinos técnicos nas escolas brasileiras – algo que não é novidade mundo afora – vem formando alunos mais capacitados com ao empregarem tecnologia digital na respectiva instituição. Ou seja, hoje, aluno capacitado é aluno conectado.
Contudo, muitos ainda temem a massificação do estudo. Embora não substitua o educador, muitos laboratórios de informática estão acelerando estágios de aprendizagem, chegando até mesmo a excluir alguns.
É certo que a tecnologia digital trouxe e continua trazendo diversas mudanças, tanto para o meio educacional como para o comercial e tecnológico, e a grande tendência é que isto se acentue ainda mais no decorrer dos anos. Também é certo, entretanto, que a mesma constitui papel essencial na formação da sociedade atual, onde os indivíduos convivem com ela desde o período escolar, crescendo e adaptando-se a ela. Mudanças virão mas, gostando ou não, é importante conhece-la e, necessariamente, usa-la.
Olá prof, realmente temos que nos preparar para que as novas tecnologias,sejam trabalhadas em sala de aula corretamente.
ResponderExcluirUm grande abraaaço....
Muito bom seu texto...É verdade, nosso contexto atual exige professores mais qualificados e "antenados" com as mudanças que ocorrem na sociedade. Por isso, a necessidade de constante aperfeiçoamento, para então realizar um trabalho voltado para a formação crítica e cidadã dos educandos.
ResponderExcluir